Un blog de viajes - Travellerspoint

Ushuaia

Fin del Mundo

Ushuaia é uma cidade da Argentina e capital da Província da Terra do Fogo. É conhecida como La ciudad más austral del mundo (A cidade mais austral do mundo) ou La ciudad del Fin del Mundo (A cidade do Fim do Mundo). De fato, apenas a pequena localidade chilena de Puerto Williams está mais ao sul.

O nome da cidade provém dos idiomas indígenas yámanas: ush (ao fundo) e wuaia (baía). O nome da cidade se pronuncia, geralmente, segundo as regras do castelhano, fazendo o "sh" ter som de "ç" (Uçuáia).

Se Judas pudesse escolher um lugar para perder suas botas, talvez elegesse Ushuaia. Fica mesmo lá, onde acaba o continente e não há como ir adiante. Quer dizer, a não ser embarcando em um navio para chegar até Puerto Williams ou hibernar na Antártica. Não é por acaso que a região que acalenta Ushuaia seja chamada de Tierra del Fuego (quer nome mais potente?). Quando os espanhóis primeiro dali se aproximaram, ficaram enfeitiçados pelas várias fogueiras que viram. Índios yamanas usavam esse artifício para se esquentar na, verdadeiramente, terra do gelo. Hoje, Ushuaia, o centro da Tierra del Fuego. É uma cidade embrulhada em um cenário montanhoso inacreditável, picos nevados quase em 360 graus clamando por escaladores, trekkers, esquiadores. No mar, pesca-se, passeia-se de barco. Em terra, fogo da lareira. Fogo também assando cordeiros patagônicos e parrilladas completas, fogo refletindo em garrafas de vinho, fogo esquentando chocolates quentes, feitos com barras de chocolate puras, misturadas em um potinho... coisa de alquimista.

Rua Principal de Ushuaia
Ushuaia1__js_.jpg

Literalmente o Fim do Mundo
UshuaiaFinDelMundo.jpg

Monumento as vítimas da guerra pelas Malvinas
UshuaiaFal..onument.jpg

Visão Panorâmica da Cidade
Ushuaia_in.._Spring.jpg

A cidade tem muitos atrativos e passeios a serem realizados. Dentre eles cabe destacar:

Cerro Martial

A visita ao Glaciar Martial proporciona uma bela vista do Canal de Beagle, da própria geleira e dos bosques que cobrem o Cerro Martial. Para chegar lá você deve ir até o teleférico, que fica a 7 Km do centro. A geleira em si não é exatamente espetacular, especialmente considerando outras existentes na região da Patagônia, mas vale, e muito, pela vista panorâmica. É bom lembrar que quando venta demais ou neva fica totalmente inviável caminhar até lá.

Parque Nacional Tierra del Fuego

Está situado a 12 km de Ushuaia e foi criado em 1960. É o único parque nacional argentino à beira-mar. Sua exuberante floresta abriga uma grande variedade de fauna e flora.Parque Nacional Tierra dei Fuego A apenas 12 Km a oeste de Ushuaia, à beira do Canal de Beagle, fazendo fronteira com o Chile a oeste, o parque de 63 mil hectares tem paisagens deslumbrantes, entre montanhas, bosques, picos nevados, lagos, rios e mar. Para quem curte trekking e natureza, existem várias trilhas, de diferentes distâncias e níveis de dificuldade para serem percorridas.

Tren del Fin del Mundo

Construído especificamente para passeios turísticos, é uma réplica do "trem dos presos", percorrendo o mesmo caminho utilizado pelos condenados antigamente para abastecer a cidade com lenha. O trem sai da Estação del Fin del Mundo com destino ao Parque Nacional Tierra del Fuego, passando por rios, vales, bosques e montanhas. A visita é guiada. Na Estação del Fin del Mundo há um pequeno museu e uma mostra de fotografias históricas.

Navagação pelo Canal de Beagle

Diversas embarcações partem de Ushuaia para visitar os atrativos do Canal de Beagle. Algumas excursões são mais curtas, visitando a Ilha dos Pássaros, Ilha dos Lobos e o Farol Les E'claireurs. Outras são mais longas, visitam a Ilha Martillo, a Estância Harberton e o Porto Williams, já no Chile. Durante a navegação, se pode apreciar exemplares de fauna marinha. A Ilha dos Lobos abriga uma das poucas colônias de lobos marinhos existentes na região. Pode-se navegar pelo canal em diferentes tipos de embarcação, predominando os veleiros. 0 nome do canal, aliás, vem do barco no qual o pesquisador inglês Charies Darwin visitou a região, em 1832. As principais excursões levam ao Faro Les Ecialeurs, também conhecido como Farol do Fim do Mundo - que sinaliza aos navegantes a entrada da Baía de Ushuaia.

Fonte:http://www.viagensmaneiras.com/viagens/INTERNACIONAL/ushuaia.htm

Publicado por Herr Hackl 10:55

CompartirFacebookStumbleUpon

Índice de materias

Añadir el primero comentario

Éste blog necesita que estás miembro de Travellerspoint para añadir un comentario.

Inicia sesión en Travellerspoint con tu login

( ¿Qué es esto? )

Si usted no es un miembro de Travellerspoint? Regístrate ahora gratis.

Regístrate en Travellerspoint