Un blog de viajes - Travellerspoint

Ushuaia

Terceiro e último dia

overcast 12 °C
Ver Patagônia 2009 en el mapa de Herr Hackl.

Dia 04 de março

O nosso terceiro dia em Ushuaia amanheceu nublado e com uma tremenda incógnita em nossas cabeças. O que fazer? A idéia era alugar um carro para conhecer o parque e os lagos, mas.... tinha esquecido minha carteira de motorista no Brasil e os brasileiros que havia encontrado ontem no mercado também, rs. Se fosse para ir de van, táxi, ônibus, qualquer outro meio de transporte era tudo tabelado. Tínhamos então 50 pesos de transfer mais 50 pesos de entrada para o parque por pessoa. E como eu andei pagando muitas coisas com dinheiro ao invés de usar o cartão de crédito precisaria ir até o banco para sacar antes de decidirmos para onde ir. A Elen, nossa colega belga também estava com dúvida para onde iria. Decidimos então ir caminhar pelo parque mesmo e partimos às 10:00 horas para o local de onde saem as vans (Av. Maipu – entre a Roca e Laserre). Chegamos ao parque aproximadamente às 11:00 horas. Na entrada do parque encontramos uma família com uma pickup com placa de São Paulo, sensacional, imagina, os caras na estrada a vários dias, rodando mais de 5.000 km.... putz, um dia eu chego lá, rs.

Ushuaia_486.jpg

No parque existem várias sendas (caminhos) a serem percorridos, além da possibilidade de se poder fazer um passeio de trem, o Tren del Fin de Mundo. Todo mundo me falou que é a maior furada esse passeio de trem, por isso acabamos cortando de nosso planos. Decidimos fazer a Senda Costeira, que tem aproximadamente 3 horas de duração e sai da Bahía Ensenada e vai contornando o canal de Beagle até chegar próximo a Bahía Lapataia. De lá caminhamos aproximadamente mais 1 horas para chegar até o final da ruta 3, onde nosso transfer nos esperava de volta.

Ushuaia_596__Medium_.jpg

O caminho é simplesmente indescritível, a água forma praias nas rochas de tons esverdeados e azulados de uma beleza de difícil descrição. É uma caminhada que exige um certo preparo e esforço físico, principalmente no trecho que o caminho deixa as margens do lago para adentrar no bosque até chegar ao entroncamento da estrada. Mas que com certeza é extremamente recomendado. A beleza do parque é indescritível. O dia ficou nublado, pegamos até um pouco de chuva no caminho, mas nada que comprometesse o passeio.

Ushuaia_576.jpg

O mais engraçado é a quantidade de coelhos que existem neste parque... tem uma caminhada sobre umas colinas que é muito legal, logo depois da ponte sobre o rio Lapataia (à esquerda), você vê dezenas de coelhos saltitando na colina, me senti dento de um desenho animado.

Ushuaia_503__Medium_.jpg

Na volta, apesar do cansaço, reunimos esforços ainda para tirar algumas fotos pela cidade e dar uma passada em uma excelente loja de souvenirs, que eu recomendo a todos: La Última Bita. Se Ushuaia é zona franca essa loja foi a única que eu encontrei que faz jus a isso. Os preços são muito abaixo do que é encontrado nas demais lojas e eles aceitam outras moedas, inclusive Reais. E o melhor, a cotação para o Real que eles usam não existe em mais lugar nenhum da Argentina, vejam só. O câmbio comercial peso x real no dia era de aproximadamente 1,60 (paguei 1,54 no banco de La Nacíon)... lá o Real valia 1,80!!!! Muito bom.

Ushuaia_603__Medium_.jpg

A noite fomos até um restaurante que haviam recomendado para a Elen. Ele fica na Av. Gob. Paz bem próximo ao ponto panorâmico, mas que infelizmente eu não lembro o nome e vou ficar devendo as informações. O restaurante era novo e era de propriedade de um dos capitães que faziam o tour através do canal de Beagle, empresa pela qual a Elen havia feito o seu passeio. O restaurante fica anexado a uma Hostería e por esse motivo tinha bastante gringo. O ambiente era muito belo, organizado, com uma excelente vista da cidade e o atendimento excelente. Apenas um pouco demorado, mas o próprio capitão veio nos pedir desculpas, pois eles estão começando ainda, não havia nem um mês que o restaurante fora inaugurado. O preço é justo, por tudo (ambiente, local, etc), não é um dos mais baratos logicamente, rs, mas como era a última noite e depois de tudo o que andamos pelo parque, merecíamos.

Com certeza o destaque desta noite fica para a cerveja artesal Beagle que eu tomei. Simplesmente uma das melhores cervejas que eu já tomei na minha vida, fica pouca coisa atrás da Budweiser (a original Tcheca é claro). A versão Rúbia (Red Ale) é simplesmente maravilhosa, recomendo fortemente.

Parque Nacional Tierra del Fuego
Nota 4, pela beleza incomparável do parque, realmente belíssimo e merece ser visitado. Ponto negativo apenas para o transporte até o mesmo, já que ele fica fora da cidade. Se puder alugue um carro em Ushuaia, pois se você estiver em duas pessoas já compensa o gasto. Infelizmente ficamos com o transfer, que parte regularmente do terminal localizado na Av. Maipu, logo depois do Porto Comercial, após o cruzamente com a Calle la Roca.
Translado até o parque: 50 pesos ida e volta
Entrada do parque: 50 pesos pagos na portaria
O parque possui vários senderos, de dificuldades diferentes, abaixo a avaliação dos senderos que fizemos:

Senda Costera – 8 km (3 horas aproximadamente)
Dificuldade: Moderada
Começa na Bahía Ensenada, contorna a costado canal de Beagle, proporcionando imagens belíssimas e adentra os bosques até chegar a Ruta 3.
Sendas do Setor Lapataia

Paseo de la Isla (Cormoranes) – 600 m (15 minutos)
Dificuldade: Fácil
No folheto do parque dizia que essa trilha era para ver o arquipélago dos Cormoranes. Na verdade não vimos nenhum, rs. Mas tem muitos coelhos pelo caminho e é muito divertido caminhar entre eles.... deveria se chamar Senda de los Conejos, rs.

Mirador Lapataia – 1 km (30 minutos)
Dificuldade: Fácil
Muito bem sinalizada e bem tranqüila. Oferece uma visão da Bahía de Lapataia e leva até o marco que finalizada a Ruta 3.

La Ultima Bita – Av. San Martín, 237
Nota 5, ampla variedade de lembrancinhas, livros, camisetas e outros. Preços realmente muito em conta, câmbio para o Real super favorável, provavelmente você não vai achar nenhum igual em toda a Argentina.

Publicado por Herr Hackl 17.03.2009 12:25 Publicado en Argentina Tagged tips_and_tricks

CompartirFacebookStumbleUponRedditDel.icio.usIloho

Índice de materias

Añadir el primero comentario

Éste blog necesita que estás miembro de Travellerspoint para añadir un comentario.

Inicia sesión en Travellerspoint con tu login

( ¿Qué es esto? )

Si usted no es un miembro de Travellerspoint? Regístrate ahora gratis.

Regístrate en Travellerspoint